Foto: Adão Lemos/Divulgação
Cerca de 30 famílias do distrito do Passo Verde já retornaram para casa após precisarem deixar as residências, no começo do mês, devido à cheia do Rio Vacacaí. O alagamento foi consequência das intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. Segundo o Superintendente da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, todas as 70 pessoas já estão em casa e tudo já voltou à normalidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
— A luz da região já foi religada e os banheiros químicos, disponibilizados pela Defesa Civil, já foram retirados — explica o superintendente.
- Defesa Civil informa que pelo menos 20 famílias tiveram que sair de casa no Passo do Verde; em Pains família precisou ser resgatada pelos Bombeiros
- Maior volume de chuva em 111 anos, alagamentos, pontes e rodovias bloqueadas; acompanhe a cobertura na região
Lemos também informa que os níveis dos rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim já estão normais e, mesmo com a previsão de chuva nesta semana, não correm risco de enchentes. Caso os níveis dos rios voltem a subir, o superintendente explica que os moradores da região recebem orientações sobre como proceder de maneira segura.
Além desses rios, o rio Jacuí, onde o Vacacaí-Mirim deságua, também está com o nível normal em Agudo. A informação foi confirmada pelo superintendente da Defesa Civil do município da Quarta Colônia, João Marques.
- Quais as estratégias adotadas em Santa Maria para evitar desastres naturais
- Monitoramento, interdição e liberação: confira a situação das áreas de risco e rodovias de Santa Maria
Confira a previsão para os próximos dias
- Quinta-feira (21): mínima de 19ºC - máxima de 33ºC
- Sexta-feira (22): mínima de 20ºC - máxima 25ºC
- Sábado (23): mínima de 19ºC - máxima de 27ºC
- Domingo (24): mínima de 19ºC - máxima de 23ºC
- Segunda-feira (25): mínima de 18ºC - máxima de 23ºC